Conhecer os próprios sentimentos e educa-los é muito importante no processo de mudança e transformação humana.
As pessoas que utilizam bem suas emoções tem mais energia para as atividades da vida, tendo um bom nível de energia concentrada e por isso, são capazes de superar melhor os obstáculos da vida. Essa habilidade chama-se inteligencia emocional.
Viver melhor é uma questão de vontade, decisão, escolha.Para isso é preciso ter vontade de conhecer-se. Não existe nenhum projeto de felicidade que exclui a vontade. A mente humana possui vários componentes: inteligencia, memória, imaginação, mas o principal ingrediente da mudança é a Vontade.
Através do uso da vontade tomamos decisões importantes e assumimos nossos compromissos bem como as consequências da semeadura.
Os sentimentos interiores vão se multiplicando ao longo das experiencias. Podem aparecer na forma de sentimentos inferiores (ódio, maldade, orgulho, ressentimento, inveja, etc) ou na forma mais sublime através do amor, bondade, perdão, humildade.
Para Teillard de Chardin todos os sentimentos que não elevam e são cultivados acabam gerando os conflitos e rupturas nas relações com os outros. O avanço na vida pode ser feito através do aprendizado com a dor e emoções inferiores, quando o ser humano percebe que existe um caminho melhor. Quando a pessoa adquire essa consciência aciona sua vontade inteligente, fazendo uso da inteligencia emocional.
amei os temas linguagem facil com clareza . muito bom.