Terapia de Casal: a importância de cuidar e valorizar os detalhes.


É tão bom quando conseguimos aquilo que desejamos não é mesmo? Apaixonar-se, vincular-se, dividir as responsabilidades da vida, sonhar juntos, construir uma família, superações. A satisfação na vida conjugal traz um patamar de completude, realização, querer fazer dar certo.

Mas como construir uma relação saudável e duradoura? Manter a amizade e chama acesa? Superar conflitos? Ter sintonia na educação dos filhos ou na escolha de onde passar as férias?

Há mais de duas décadas realizando terapia de casal, tanto presencial como online,  e também como psicanalista, afirmo que a inteligência emocional fara toda a diferença na construção do relacionamento. Começando pela bagagem emocional que você recebeu em sua infância que vai influenciar seu jeito de amar e demonstrar amor.

Auto Sabotagem nos relacionamentos afetivos

Inconscientemente, através do mecanismo de auto sabotagem, muitas pessoas esquecem de cuidar e valorizar seu parceiro(a). As vezes não estão de bem consigo mesmas ou estão passando uma fase emocionalmente difícil e na falta de uma boa comunicação com o parceiro, este pode sentir-se responsabilizado pelos problemas ou mal estar.

Tambem tem os casos de pessoas que não receberam carinho na infância ou sofreram abusos ou negligencias (físico, psicológico, sexual, financeiro) e acabam tendo muita dificuldade de manter empatia, elogios, carinho que existia no inicio do relacionamento.

E ai entra um fator decisivo para o bem estar e crescimento da relação conjugal: clareza do proposito do seu relacionamento: o que você queria viver com seu parceiro? e qual sua realidade vivida atualmente? Você esta satisfeito com seu parceiro(a)? Você tem cuidado do seu cônjuge como ele merece?

 

“Achei que fazia tudo certo, mas descobri com a terapia que faltava muito”.

Essa frase acima ouço bastante dos meus pacientes em terapia de casal. Achar que estava tudo bem ou pressupor sem perguntar, ver uma cara feia mas não levar a serio, sofrer com mudanças de humor ou surtos afetivos do parceiro achando que vai melhorar com o tempo.

Buscar ajuda especializada para o casamento proporciona entender os conflitos com mais profundidade. Principalmente no inicio ou na primeira década de relacionamento a terapia de casal, tanto presencial como online, pode facilitar a comunicação gerando mais entendimento e assim diminuindo pontos de conflito.

Tambem podem haver interferências diretas no relacionamento através de doenças como depressão, transtorno boderline, uso de álcool ou drogas, luto de familiares. Toda pessoa tem suas fragilidades, um parceiro saudável busca soluções na medida do possível.

Sensibilidade, Confiança e Abertura emocional

Dar-se conta que o cônjuge entrou em uma crise emocional ou precisa de um tratamento psicológico para depressão fara toda a diferença para buscar ajuda e recuperar-se. O casal torna-se mais intimo, unido e resiliente quando se ajudam nas dificuldades.

Empatia e sensibilidade são características que levam a um relacionamento duradouro, pensar nos detalhes antes de falar algo e se arrepender, pedir desculpas, mudar comportamentos destrutivos. Querer o bem do outro, não fazer ao outro nada que prejudique a curto-médio-longo prazo.

Muitas vezes na terapia de casal a pessoa dá-se conta que precisa cuidar de suas próprias dores. Fazer uma terapia individual para cuidar de si mesma e assim ficar bem para seu relacionamento. Questões individuais negativas como traumas de infância, conflitos com os pais, memorias de abandono, historias amorosas mal resolvidas interferem diretamente na vida a dois. É preciso ressignificar o passado.

.

Treinar e Aprender o dialogo saudável na Terapia de Casal.

É comum a necessidade de conversar principalmente quando existem divergências. O problema existe quando a vontade de falar não encontra o momento oportuno de se expressar. Isso faz com que existam carências e tensões emocionais que podem dificultar ainda mais o relacionamento.

A terapia de casal ajuda a ter estratégias para que a conversa jamais deixe de ocorrer, dentro de um contexto leve e agradável. Quando você se sente confiante e acolhido é o momento que você consegue falar e ouvir. O importante é construir harmonia para fortificar o amor entre o casal.

Espero que este texto tenha colaborado para sua reflexão de sua vida a dois. Lembre-se que você sempre pode melhorar sua visão sobre você e o outro. Olhar com carinho para a vida juntos, assumir as dificuldades sem culpas e o olhar ampliado é um diferencial que pode surpreender muito. Se você precisa de ajuda neste processo, conte comigo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *