Orientação Vocacional / Competências


A orientação vocacional é para aqueles que estão em dúvida ao escolher uma profissão ou, aos que desejam mudar de curso ou carreira e sentem-se perdidos e inseguros nesse processo.

Esse trabalho evita que o jovem perca tempo ou se decepcione ao encarar a realidade de curso e da vida profissional. Muitas pessoas não integram sua personalidade aos desejos de carreira profissional, outros os confundem com hobbies. O principal objetivo das orientações vocacionais é sentir e pensar a profissão no momento presente e a longo prazo, priorizando saúde, prazer e bem estar no futuro.

A orientação vocacional procura traçar um perfil da personalidade da pessoa e verificar em qual ou quais áreas terá maior probabilidade de prazer, satisfação e sucesso.

A falta da satisfação e o desenvolvimento de carreiras com o emocional imaturo podem acarretar as doenças que levam a afastamento no trabalho, insatisfação com a vida, baixa produtividade, depressão e morte.

A orientação vocacional é feita com testes psicológicos sérios e exclusivos do CRP, o que traz seriedade e qualificação ao processo. e também realizado mapeamento de potenciais e competências. Potencial é um traço psicológico que demonstra probabilidades de realização. Competências abrange capacidade para realizar, capacidade de planejamento, orientação para o processo, criatividade, liderança, energia, dinamismo e habilidades para resolver problemas.

Pode ser feita apenas os testes vocacionais ou psicoterapia com orientação vocacional. A ultima é uma opção mais completa, ate pelos desafios que serão enfrentados na faculdade ou empreendimentos.

Outros serviços na área:

Preparação emocional para concursos: suporte emocional para provas e concursos. Desenvolver resiliência, persistência para alcançar o objetivo proposto. A saúde mental e emocional gera melhor produtividade nos estudos e enfrentamento das dificuldades, ansiedades da vida de estudantes e concurseiros.

Avaliação Psicológica para concursos: essencial para quem vai passar por avaliação psicológica. Muitos candidatos inaptos são reprovados em aspectos psicológicos por falta de auto conhecimento e psicoterapia. Ou ate por não possuírem as habilidades emocionais, psicológicas necessárias para a profissão. Por mim toda profissão deveria ter testagem anterior, a vocação aumenta a produtividade, eficácia do trabalho, saúde física, valores éticos e prazer na vida. Auto conhecimento esta aliado a felicidade e sentido na carreira profissional.

Tratamento TAG, sindrome de burnout, Sindrome do impostor, somatizações (fibrimiologia). – Doenças laborais que desenvolve-se ao longo de décadas e são incapacitantes sem tratamento psicológico adequado. Nos casos de adoecimento devido ao trabalho é muito importante buscar uma terapia para entender as causas da doença e aprender a relacionar-se de uma forma saudável com o trabalho e consigo mesmo.

Como funciona:

Agendamento de consulta por WhatsApp ou formulário de email.