Como você reage a imprevistos e frustrações?
A ansiedade é uma inimiga do bem viver. Pode provocar uma variedade de sintomas físicos, como dor de cabeça, coluna, pressão alta, problemas cardíacos, fraqueza até doenças crônicas.
A humildade e o discernimento do coração podem combater a ignorância do determinismo. Este necessita de atenção psicológica quando o excesso de razão gera desconforto e é percebido pelos familiares, amigos, colegas que trabalho. Muitas vezes, a pessoa que está necessitando de ajuda não percebe seu grau de ansiedade.
Nos relacionamentos, a ansiedade também pode ser devastadora. Provoca crenças imaginárias, destrutivas, acusações, discórdia, brigas e assim, o ansioso semeia um ambiente pesado e pode até perder as pessoas que ama na falta de buscar ajuda.
Algumas Causas da Ansiedade
* Pensamentos negativos que causam tristeza, sofrimento, expectativas irrealistas.
* Crenças sobre nós mesmos, outras pessoas ou o mundo, originárias na infância.
* Baixa Auto Estima
* Inteligência Emocional: capacidade de tolerância e perdão para gerar energia criativa.
* Baixa Resiliência: aprender com os erros e aceitar as imperfeições dos outros.
“Para diminuir sua ansiedade, construa habilidades emocionais, como a Paciência, Tolerância. Isso pode ser possível através da psicoterapia” (Lisiane Hadlich Machado).
Construa sua Paz Interior
Toda pessoa precisa de seu próprio repertório pessoal, emocional saudável para responder aos momentos de insatisfação, injustiças e sofrimento na vida.
Aprender e desenvolver reações saudáveis as situações de conflito é essencial para resolver os problemas ao invés de aumenta-los.
A psicoterapia é uma ferramenta voltada para o inconsciente, para trabalhar o que o ser humano tem de inferior. É preciso plantar para colher, compreender que podemos viver a vida sem precisar estar certo o tempo tempo.
Saber escolher a hora certa para falar, sabedoria para silenciar são forças do bem viver.