Enfrentamento & Superação da Depressão 1


A depressão é uma doença que acomete muitas pessoas, de variadas classes sociais e idades. Ao contrario da tristeza, que passa com o tempo, a depressão, descrita como sensação de grande vazio e tristeza, costuma piorar com o tempo, quando não tratada adequadamente.

depressao1

Alguns de seus sintomas, de acordo com o DSM IV, incluem: crises de choro, aumento ou diminuição do apetite, insonia ou excesso de sono, falta de vontade de fazer suas atividades, perda do prazer, apatia, desanimo, isolamento social e pode apresentar desejos suicidas.

depAlgumas pessoas podem desenvolver depressão por passar por episódios traumáticos na infância ou adolescência, outras por viverem sérios desentendimentos, incompreensões familiares. Outras vezes, as frustrações vão acumulando-se, desanimando o sujeito e na falta de ferramentas psíquicas adequadas pode-se mergulhar em estado depressivo.

O primeiro passo para vencer a depressão é lutar. Ter humildade para reconhecer a necessidade do auxilio profissional e estar disposto a fazer uma analise sincera sobre suas condutas de vida, pensamentos, sentimentos, crenças, sentidos de vida, responsabilidade com a mudança e com o compromisso de cuidar de si mesmo, carinhosamente.

A depressão na infância e na adolescência também é uma realidade. Pode ser mais difícil buscar tratamento terapêutico adequado pois precisam do apoio dos pais, que muitas vezes são indiferentes ao seu sofrimento e consequências. Nesses casos a depressão pode mascarar conflitos no relacionamento dos pais ou até dificuldades de vínculos entre pais e filhos. A depressão é uma doença que atinge o afeto, cabe uma reflexão sobre o carinho, apoio, dialogo na família.

dep6

Outro ponto importante na recuperação da depressão é fazer uma psicoterapia voltada a escuta e equilíbrio das emoções. A cura ocorre de dentro para fora, é preciso repensar o passado, as crenças, as atitudes, fazer mudanças para alcançar uma vida melhor, para isso, o melhor caminho é sempre uma boa terapia. O principal desafio da pessoa que sofre de depressão é lidar com seus mecanismo de sabotagem e aprender a amar, perdoar.

A psicoterapia pode ser uma oportunidade de transformar a experiência dolorosa em novas esperanças e vivências positivas além do imaginado. Permita-se.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Enfrentamento & Superação da Depressão

  • Marcelo

    Gostaria de parabenizar pelo site e pelos temas. Ja tive depressão, era incompreendido por minha familia, é uma doença solitária, mas superei buscando ajuda.