Crianças: Amplie seu Olhar e Desperte Potenciais 2


“Como estrelas na terra”…

Excelente filme indiano que conta a historia de um garoto de 9 anos, que sofre de dislexia. Mas ate a família descobrir isso e algum sujeito bem intencionado conseguir ajuda-lo, demora um bom tempo.

O garoto é extremamente rotulado no colégio, seu pai ameaça abandona-lo e sempre que chega uma critica da escola, o garoto apanha e é cobrado agir como “normal”.

Por que o garoto ia mal na escola? Por que ele não conseguia aprender?

A escola tradicional, apenas preocupada com as notas e tarefas, não se questiona a respeito, apenas diz aos pais que vai expulsar o garoto se ele rodar novamente de ano. Os pais o tratam como “indisciplinado”, e para ajuda-lo o colocam em um colégio interno na metade do ano, cujo lema era “ordem e disciplina”.

O garoto chora muito no colégio, enfrenta novamente o bulliyng no colégio interno, fica apático e entra em depressão. A cena dele olhando para o precipício é de cortar o coração, o olhar é vazio, de quem pede por socorro.

Felizmente, entra no colégio um novo professor de artes, de metodologia diferente, muito afetuoso e preocupado com a felicidade das crianças. Ele percebe a tristeza do menino e passa a fazer o papel de professor / terapeuta, buscando ajuda-lo de formas não convencionais: vai na casa conversar com os pais, investiga os cadernos e descobre a Dislexia (dificuldade de distinguir letras e números).

Este professor desenvolve então um processo para ajudar o menino, utilizando do toque, de caixas de areia, da pintura, elogios e aos poucos percebemos a melhora do garoto, culminando no reconhecimento da escola por seu dom de pintura, quando ele é aplaudido por toda a escola.

Acredito que esse filme é um exemplo de superação, mostra metodologias inovadoras e criativas utilizadas no ensino e mostra a importância do cuidado com o outro, o ouvir, perceber, buscar as causas dos problemas ao invés de simplesmente rotular, xingar, desmerecer…

Também é um exemplo de um trabalho bem feito com uma criança, o que mostra que é possível mudar, toda criança tem talentos, cada uma é especial do seu jeito e merecem serem cuidadas com este Olhar Ampliado, amor, consideração.

Exemplos de Dislexos Famosos:

  • Leonardo Da Vinci (artista e inventor)
  • Napoleão Bonaparte (imperador da França)
    Pablo Picasso (artista plástico)
  • Robin Williams (ator)
  • Thomas A. Edison (inventor da lâmpada)
  • Tom Cruise (ator)
  • Vincent van Gogh (pintor)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Crianças: Amplie seu Olhar e Desperte Potenciais

  • Vera Souza

    Olá! Tenho um filho que faz análise, devido a problemas que teve com professores no colégio. Acho importante a familia acompanhar o tratamento e não ter medo de procurar as causas. Com o meu filho, trocamos de escola e agora ele esta melhor no aprendizado. Obrigada pelos otimos textos! Sou admiradora do teu trabalho! bjs Vera.

  • Deco

    Realmente, este filme é muito bom. Um dos melhores que eu ja vi. Acredito que todos os professores devam assistir para ajudar a repensar suas atitudes.