Codependência & Zona de Conforto


Você tem a impressão que as coisas acontecem sempre do mesmo jeito?

Convido você a refletir sobre a qualidade dos seus pensamentos e crenças inconscientes. Pessoas codependentes tem por característica pensar: “não vou conseguir”, “é muito difícil” ou tem o habito de se comparar com os outros, ficar se criticando, ruminando catástrofes na mente, entre outros hábitos nocivos. Ou ainda, quando se tem vontade de fazer algo especial desiste por sentimentos de medo, culpa ou buscam perfeição. Isso faz com que percam muitas oportunidades na vida, permaneçam em relacionamentos estagnados, não conseguem correr riscos e daí a vida não flui.

Para iniciar uma mudança, o primeiro passo é trabalhar seu dialogo interior. Identificar a voz critica interior. Esse critico é um sabotador. Que influencia essa voz tem sobre você?

Essa voz tem origem nas crenças e estilos mentais/emocionais aprendidos durante a infância. Com a terapia é possível aprender a reconhecer a diferença entre sua essência e essa voz sabotadora.

O tratamento psicológico é muito importante porque a codependencia afeta tudo, perde-se a clareza do essencial a felicidade. Se sua consciência não esta desperta anda-se cego na realidade. Seu foco gera os acontecimentos. Inconscientemente, existe um foco no sofrimento ou na satisfação, então para mudar o primeiro passo é querer evoluir. Avalie: Onde você coloca sua atenção?

Na terapia trabalhamos a construção de habilidades. Habilidades são como músculos. Se não estou feliz, preciso ir me lapidando. Sair do automático, assumir autonomia para tomar decisões assertivas.

Outra reflexão importante ligada a codependencia: o que você tem reproduzido do seu passado? Se você não aprendeu a ter um relacionamento saudável, a fazer investimentos inteligentes, superar medos, a ter um trabalho prazeroso você não precisa se apegar a isso. O problema da codependencia é fazer tudo sempre igual achando que a migalha afetiva recebida vai preencher as necessidades interiores. Se algo não da certo, é um sinal para buscar ajuda psicológica e construir uma historia diferente. E assim evoluímos e nos desenvolvemos.

Quando a co dependência esta no auge, a pessoa não vê uma saída e nem o que fazer da vida. O problema é que quando você não esta bem não enxerga a vida em sua amplitude. A auto sabotagem da zona de conforto faz as pessoas desistirem de viver coisas maravilhosas. Isso termina quando você decide conhecer-se e mudar. A decisão é sempre sua.

Com um processo terapêutico positivo, você pode construir pensamentos de ser responsável por tudo. Ter autonomia diante de suas respostas emocionais, comunicação e comportamento. Adquirir resiliência. Lidar melhor com as adversidades. A gente precisa aprender a lidar com a montanha russa de emoções, manter o foco.

Quando você vive na codependencia não existe vida, existe sobrevivência. Você se acomoda e não busca seus novos sonhos. A vida flui fora da zona de conforto, por isso tem pessoas que não gostam de psicólogos ou desistem da terapia em poucas sessões. Para recuperar o controle e autonomia da vida precisa-se de resiliência e consistência. Abrir-se para o novo e colocar o conhecimento em pratica diariamente.

Essa jornada de mudança vai ter momentos de desconforto, irritação. O cérebro leva um tempo para adaptar-se as mudanças, é preciso passar por esses momentos. E tudo passa. Qualquer mudança de padrão gera desconforto. Existem sabotadores internos e externos. Lutar contra os sabotadores é normal ter muitas dores de cabeça, querer procrastinar ou desistir. Por isso a importância do tratamento psicológico e conviver com pessoas positivas, quanto maior o foco e o apoio o processo de autonomia interior torna-se possível.

Qual o ganho da jornada de deixar de ser codependente? As coisas difíceis promovem mudanças. É isso que faz transformação na vida. É preciso lutar, enfrentar, contra as crenças, obstáculos que vão surgir no caminho.

Em toda perda existe um ganho. Para fazer transformações é preciso deixar algumas coisas irem. Na jornada terapêutica é normal haver muitas mudanças e a pessoa achar-se diferente. Então, esteja  preparada(o) para a transformação. Você esta preparado para isso?

Você esta disposta(o) a se transformar?

Não existe conquista sem luta. O caminho que traz maturidade é o que nos faz forte. Em cada sessão você vai lutar contra anos e anos de comportamentos codependentes. Não seja muito rígida(o) e exigente. Permita-se errar e aprender. Permita-se não desistir e confiar no seu processo.

Como se constrói auto confiança? Tomando decisão por conta própria, sem interferência do outro, sem perguntar. Assim se constrói a auto confiança. Se expor é viver a vida, ter uma vida completa, plena. Viver a vida de verdade, com os desafios. Ser verdadeiro.

A gente constrói auto confiança saindo da zona de conforto. Permita-se.

Agende sua consulta no formulário de contato ou por WhatsApp. Terapia Online e Presencial.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *