Preparação Emocional para Provas e Concursos


con1Partindo do principio que nosso inconsciente influencia nossas conquistas, quanto mais o conhecemos, melhor. A pior coisa é ser pego desprevenido por uma crise de ansiedade, pânico, perder oportunidades pela falta do bem estar emocional.

Dedicar-se aos estudos não necessariamente significa bom desempenho na prova. Isso ocorre devido as questões inconscientes e emocionais.

Quando somos influenciados por emoções e esquemas mentais que trazem desequilíbrios perde-se o foco, por isso há os relatos de “sudorese”, “dificuldade de concentração”, “brancos”, “taquicardia”, “medo”, “pânico”, “raiva”, ‘insegurança”, “terror a pressão”, “cansaço”, “desmotivação”, entre outros símbolos da demanda.

psicoterapia_concursoPelo que observo em mais de 15 anos de escuta clinica, as pessoas que prestam concursos mantem-se otimistas até a primeira reprovação. Em seguida iniciam os esquemas mentais e emocionais mais profundos, que podem trazer a tona as experiências de vida negativas e até crenças de incapacidade, baixa auto estima, auto critica, negativismo. Esses quadros são muito ricos de auto conhecimento e quando transformados fortalece a psique para futuras conquistas.

27536275_l-e1449343334546Nada na vida é por acaso. Somos movidos por desafios ou estagnamos neles. Em psicanalise, o sofrimento é como um alarme que induz a pessoa buscar auxilio seja para entender, encontrar força para continuar, segurança pelo caminho escolhido, fortalecimento emocional para manter-se calmo.

Auto conhecimento é sempre um grande diferencial. A serenidade mental é uma grande ferramenta para colocar no papel todo o conhecimento que se tem, extraindo o máximo do raciocínio.

life-coaching-for-you

Outro fato interessante que perturba a aprovação pode ser áreas da vida conturbadas e “deixadas de lado”. Tudo que fugimos ou adiamos resolver nos rouba energia e define nossa qualidade de vida. Entender a fundo as fontes de realização ou frustração, as motivações do desejo, diferencia sucesso de fracasso na vida como um todo. Isso pode ser observado facilmente nas crianças, é comum saírem-se mal na escola em fases de crise conjugal dos pais, bullying, mudanças de cidade, perdas, entre outros.

 

e

 

Para auxiliar estudantes a terapia tem como objetivo a auto analise,
fortalecimento emocional para enfrentar estresse antes e depois da prova, superar auto sabotagem/depressão/baixa auto estima. A consciência do manejo do mundo interior ajuda muitas pessoas em sua realização profissional.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *