Livro

FELICIDADE E PSICANALISE

Por que tornamos o simples complicado?
Lisiane Hadlich Machado – Ed. Pallotti, 2002

 

Sofrer com os fatos já acontecidos, remoê-los ou encontrar significado nos eventos traumáticos? Esta obra propõe abordagem da saúde da mente e de seus aspectos positivos, visando que a terapia não foque apenas nos fatos negativos e em suas consequências na formação das doenças psicológicas.

A abordagem da psicanalise visa explorar todos os potenciais inconscientes. E, especialmente, na medida que a psicoterapia desbloqueia a mente e emoções, gera energia criativa para novos comportamentos, visão de vida e experiências.

A psicóloga defende que é preciso focar nas forças pessoais motivadoras, o que representa; ter emoções positivas e alimentá-las, cultivar relacionamentos sadios, estar engajado fazendo aquilo que lhe é prazeroso, e essencialmente identificar o Propósito de vida. Este último item parte de um poderoso autoconhecimento, onde o cliente pode conhecer sua essência, focar em suas qualidades, pontos fortes e buscar minimizar os pontos de melhoria para ter uma vida melhor.

Dessa forma, a Psicanálise é uma das bases fortes da Psicoterapia, uma vez que, este processo de desenvolvimento humano é focado no inconsciente e desenvolvimento humano,buscando a ressignificação. Desse modo, a psicoterapia contribui para que o cliente supere situações adversas, encontre forças motivadoras, vença bloqueios, crenças limitantes, foque seu melhor e evolua, uma vez que acredita que com isso, ele pode alcançar plenamente as realizações que julga dar sentido à sua jornada como ser humano.

 

 

 
 

1 Comentário

  1. Michelle Mello Scherer disse:

    Eu li este livro e me ajudou muito a compreender questões que me atrapalham, como sentimento de culpa. Percebi que a infância influencia muito no comportamento, mais que eu imaginava e tenho grande responsabilidade por meus resultados, inclusive pela posição de vitima da situação. Obrigado Lisiane!

Comente!